Ferramentas Terapêuticas
Aromaterapia
Terapia que utiliza os compostos voláteis (óleos essenciais) das plantas aromáticas para promover bem estar físico, mental, emocional e energético. No Brasil a aromaterapia vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em 2018 foi reconhecida como prática complementar e integrativa pelo Ministério da Saúde.
Matéria aromática
Presentes nas flores, folhas, cascas, caules e raízes, os óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis constituídos por centenas de componentes químicos ao qual se atribuem propriedades curativas distintas. Possuem vitaminas, hormônios, antibióticos, antissépticos entre outros elementos importantes que garantem suas propriedades terapêuticas.
Formas de uso
As formas mais comuns de uso da aromaterapia são por inalação (inaladores e colares pessoais, difusores de ambiente, sprays), aplicação na pele (óleos corporais, faciais, cremes, perfumes) e ingestão (na culinária ou em forma de cápsulas).
Sistema límbico
Quando um aroma é inalado, atua diretamente no sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas memórias (que são as lembranças), pelas emoções (que é o instintivo que habita na gente) e pelos sentimentos (que é o ato de sentir, e que é muito particular em cada um). A atuação positiva da aromaterapia no campo emocional se dá por essa ligação.
A alma da planta
Profundo, misterioso e repleto de energia vital, os óleos essenciais são a alma da planta. Carregam não apenas seus princípios ativos como também sua força anímica e arquetípica.
Origem e pureza
Utilizamos óleos essenciais puros em todos os nossos preparos, priorizando cultivos orgânicos e manejos que fortalecem a biodiversidade, preservação e valorização da flora brasileira.
Luís Melo
Agente de TI
Use este espaço para se apresentar e contar sua história profissional.